Enable JavaScript

Memórias do Instituto Evandro Chagas

A história do Instituto Evandro Chagas registra, desde 1936, um desenvolvimento contínuo de investigações que desvendam aspectos significativos na problemática de saúde, buscando conhecimento capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente na Região Amazônica.

A Biblioteca do IEC, por meio de parceria com outros órgãos, iniciou em 1999 o resgate da produção científica do Instituto Evandro Chagas editando a coletânea ‘ Memórias do Instituto Evandro Chagas – Série Produção Científica ‘, composta por diversos volumes, onde reúne os resultados das pesquisas científicas desde 1937.

Envolve estudos entomológicos, epidemiológicos, ecológicos, sócio-econômicos e outros, relacionados ao meio-ambiente, produção de imunobiológicos e meios-diagnóstico.

Até 2003 foram editados sete volumes com 400 páginas cada, compostos por 141 pesquisas com a colaboração da ‘Organização Pan-americana de Saúde‘, ‘Companhia Vale do Rio Doce‘ e ‘Banco da Amazônia/FINAM‘, no que se refere à editoração dos respectivos volumes, restando, aproximadamente 1195 pesquisas a serem editadas.

O projeto possibilita a socialização do conhecimento, dispondo a produção à comunidade científica, tornando instrumento básico para sua formação, e ao mesmo tempo, oportunizando desenvolver ação promocional, através do ato de conhecer a realidade de saúde amazônica.

Memórias do Instituto Evandro Chagas