Biblioteca Virtual em Saúde

echagas

Apresentação

O desenvolvimento das Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) Biográficas é um projeto de cooperação técnica entre Casa Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Instituto Evandro Chagas (IEC) e outras instituições que buscam a valorização de personagens que se destacaram e contribuíram para a saúde pública. Nesse contexto, não poderíamos deixar de incluir o cientista Evandro Serafim Lobo Chagas, ilustre pesquisador que, pela astúcia, inteligência, perseverança e audácia que lhes eram próprias, pôde construir uma história marcante de incontestável êxito em prol da ciência brasileira.

Portanto, a Biblioteca do IEC, como forma de homenagear o pesquisador, desenvolveu a Biblioteca Virtual em Saúde Evandro Chagas. Trata-se de um subprojeto da BVS/IEC que pretende resgatar, preservar e disseminar documentos relativos à vida e obra do pesquisador.
Está sendo utilizada a metodologia LILACS/LILDBI-Web/BIREME para descrição bibliográfica e indexação dos documentos que irão compor as fontes de Informação da BVS Evandro Chagas. Para apresentação das bases de dados, será utilizado o modelo BVS-Site, que vem sendo utilizado para o desenvolvimento de outras BVSs Biográficas.

Os conteúdos das fontes de informação que compõem a BVS Evandro Chagas estão distribuídos em vários segmentos:

Sobre o Cientísta
Base constituída por coletânea de textos sobre a vida e obra do cientista, escritos por contemporâneos, discípulos, memorialistas, jornalistas, médicos e cientistas sociais. Além de livros, artigos e discursos, serão incluídos trechos de entrevistas com pesquisadores que conheceram Evandro Chagas e que se referem a aspectos interessantes de sua personalidade ou de sua produção intelectual.

Trajetória
Espécie de linha do tempo, onde estão disponíveis documentos referentes à vida pessoal e profissional do pesquisador.

Produção Científica
Base de dados que contempla, em texto completo, trabalhos produzidos por Evandro Chagas em revistas, livros, relatórios, além de sua tese e outros documentos provenientes de co-autoria e orientações. De acordo com a relevância, alguns trabalhos serão traduzidos para o idioma inglês, e trabalhos em português deverão passar por uma revisão de ortografia.

Correspondências
Espaço destinado a congregar correspondências enviadas ou recebidas por Evandro Chagas (Cartas, telegramas, anotação, cartão, circular, envelope, memorando, ofício, recibo, requerimento, e outros).

Imagem e som
Coleção constituída de audiovisual, que contempla vídeos, fotografias, mapas e outros materiais especiais que citam ou falem/versem sobre Evandro Chagas.